quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Multiplicidade de sentimentos e Aula de história em 261 páginas

Emoções, sentimentos dos mais variados e junto com eles um maior entendimento da formação da esquerda, do exército e seu poder, das idéias e ideais da época, da revolução, da tortura, da repressão. Uma aula de história contada por quem viveu e assistiu a ditadura como personagem.
A dor, o sofrimento, a humilhação sofridas naqueles porões não é mais percebida nos traços do professor de jornalismo Álvaro Caldas algumas décadas depois. Mas, ela está ali e se faz presente em cada página daquele livro. Cada vez que alguém “tira o capuz” e mergulha nesse período da história brasileira, os portões do DOI -CODI são abertos e toda a atmosfera é revivida.
O autor é um dos protagonistas da tragédia política ocorrida no Brasil. Sob a forma de romance / reportagem o jornalista narra com lucidez e emoção, inteligência e sensibilidade o período pouco conhecido na sua particularidade. O autor consegue transmitir ao leitor, sem cortes e edições, o que sentiu e viveu sem reduzir seu texto a um mero depoimento passional.
Com o distanciamento necessário, usa sua própria experiência e a objetividade jornalística para analisar e contar a trajetória da luta armada contra a ditadura. O momento de maior aflição e agonia se dá na narrativa das torturas. Não dá para não se envolver e comover com tudo. A forma como está exposta toda a realidade nua e crua causa um embrulho no estômago, mas é o impacto logo no início da obra que possibilita toda a reflexão que se segue.
As ações e aventuras a bordo do “gigante da Colina” (o fusca), os encontros nos “aparelhos”, as reuniões, o movimento estudantil, as visitas de sua mulher Suely, o nascimento de sua filha na clandestinidade, a militância no Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), a tortura, a prisão no Regimento Sampaio e toda a conjuntura dos anos 70 estão dispostos e divididos em 10 capítulos, organizados por assuntos afins, costurados e resgatado por lembranças. O vai e vem da história contada dá ritmo e dinamismo à leitura.

Nenhum comentário: